Neuropsicologia

Neuropsicologia

 

A neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro e as funções cognitivas e o comportamento. No âmbito clínico, trata de fazer a avaliação, o diagnóstico e o tratamento de situações como as perturbações de memória, de linguagem, de atenção e/ou orientação relacionadas com traumatismos cranianos resultantes de acidentes, demências (como a de Alzheimer), acidentes vasculares cerebrais (como as tromboses), entre muitas outras condições neurológicas, ou mesmo no contexto dos processos normais de envelhecimento.

 

Como decorre a consulta?

A consulta começa por um processo de avaliação, personalizado e adaptado a cada situação, que nos permite traçar o perfil cognitivo do paciente.

Depois de identificadas as áreas que necessitam de intervenção – memória, linguagem, atenção, orientação – é desenvolvido um plano de reabilitação individualizado com o objetivo de melhorar as funções que se encontram afetadas.

 

Como decorre a intervenção?

A reabilitação é implementada através de exercícios específicos, com recurso a vários programas terapêuticos, computorizados ou não. Sempre que possível, são prescritos exercícios para a realizar em casa, de forma a consolidar e acelerar a recuperação. As questões psicológicas (abatimento, nervosismo, auto-estima) e o aconselhamento a familiares e cuidadores também são abrangidos no processo de reabilitação, bem como o apoio na reintegração familiar, laboral ou ocupacional.

A eficácia da intervenção neuropsicológica depende muito do tipo de situação neurológica em causa e da precocidade do início do tratamento.

 

Se está em recuperação de uma condição neurológica (trombose, traumatismo) ou sente que a sua memória, o seu raciocínio ou a sua “cabeça não está igual ao que era” solicite uma avaliação e tire as suas dúvidas.