Nutrição Pediátrica

nutricao

A Nutrição Pediátrica é uma área específica das Ciências da Nutrição que se dedica à avaliação e intervenção nutricional em população infantil, desde o nascimento até à adolescência.

A consulta de nutrição pediátrica procura, numa primeira fase, a avaliação do estado nutricional das crianças através da recolha da sua história clínica, avaliação antropométrica e análise dos seus hábitos alimentares e hídricos. Tem como principal objetivo o diagnóstico de condições relacionadas com a alimentação e pretende direcionar a criança para um processo de reeducação alimentar, tendo como objetivo a promoção de uma alimentação equilibrada e/ou a prevenção e tratamento de patologias relacionadas com a alimentação.

A idade pediátrica é, por excelência, uma idade de desafios e mudanças constantes; a nutrição pediátrica assume, nesta fase, uma importância primordial dadas as várias etapas de crescimento que ocorrem e sendo esta uma idade chave para a aquisição e desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. É durante a idade pediátrica que as crianças desenvolvem os seus gostos e preferências e adquirem os hábitos que as irão acompanhar durante a vida adulta, pelo que uma intervenção precoce poderá fazer toda a diferença na educação e desenvolvimento sustentado de crianças mais saudáveis.

Poderão ser identificadas em Nutrição Pediátrica algumas áreas de maior intervenção como o sejam o processo de diversificação alimentar, os casos de baixo peso, desnutrição, excesso de peso, obesidade, doenças metabólicas, diabetes, problemas de crescimento, distúrbios alimentares, alergias e intolerâncias alimentares, carências/deficiências vitamínico-minerais, entre outras.