Terapia da Fala - Bárbara Santiago

Bárbara Santiago

Certificação Profissional: Cédula profissional nº 048074179 – Técnico de Diagnóstico e Terapêutica, Ministério da Saúde.

Formação Académica

2010 a 2014, Licenciatura em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria – Média final de 16 valores.

2012 – Seminário “Tecnologias para a Inclusão”, organizado pela CNOTINFOR. Seminário “Dificuldades de Aprendizagem na Infância com Enfoque na Teoria de Integração Sensorial”, organizado pelo IPLeiria.

2011 – Formação “Terapia da Fala em Expansão: Novos Contextos”

Experiência Profissional

Desde 2017, integra a equipa da Psike – Centro de Psicologia e Apoio Educativo exercendo funções como Terapeuta da Fala, realizando avaliações e intervenções em alterações da comunicação, linguagem, fala e motricidade oro-facial.

Desde 2015, exerce funções como Terapeuta da Fala em Clínicas Privadas, realizando rastreios, avaliando e intervindo em casos portadores de perturbações da linguagem, fala e leitura e escrita, de etiologia diversa, tanto crianças como adultos.

2010 a 2014,  Estágios Curriculares nas Unidades de Ensino Estruturado do Agrupamento de Escolas José Saraiva, em Leiria, e no Agrupamento de Escolas de Anadia e Estágio Curricular em Intervenção Precoce no Centro de Recuperação Infantil de Ourém.

 Publicações

Publicação de três Artigos Científicos na Revista de Saúde Pública, Special Number May 2014 no âmbito da Monografia e do 2nd IPLeiria International Health Congress “Challenges and Innovation in Health”:

– Strategies used by caregivers in communication with people with afasia – Autora principal;

– Communicative styles of a person with aphasia after brain injury – Coautora;

– Perception of the person with aphasia and it’s caregiver about the difficulties and conversational changes in the communication patterns in the post-morbid period – Coautora.

Áreas de Interesse:

 Fala, linguagem, comunicação, sistemas aumentativos e alternativos da comunicação, desenvolvimento infantil, intervenção precoce, neurologia, Autismo.