Psicologia - João Santana Lopes

João Santana Lopes

Psicólogo Clínico, Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde, com formação psicoterapêutica em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise, no âmbito da formação de psicanalistas da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, com experiência clínica em avaliação psicológica, psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos e psicanálise.

Certificações Profissionais: Cédula Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses n.º 4445.

Especialista no ramo de Psicologia Clínica da carreira dos Técnicos Superiores de Saúde (Decreto-Lei n.º 414/91).

Formação Académica

Licenciatura em Psicologia, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Mestrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica do Desenvolvimento), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Experiência Clínica

Desde 2014, integra a equipa da Psike exercendo funções como psicoterapeuta e psicanalista.

Desde 2006 mantém prática privada de psicanálise.

Desde Julho de 2004, integra os quadros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHC/CHUC), onde é Assistente Principal de Psicologia Clínica. Aí exerce funções de Psicólogo Clínico no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico e no Hospital Geral (Covões), onde é responsável pela Consulta de Psicologia da Obesidade.

1998/2004, exerceu funções de Psicólogo Clínico no Centro de Atendimento de Toxicodependentes da Figueira da Foz.

1993/1998, exerceu funções de Psicólogo na Comissão Regional de Coimbra do Projecto de Apoio à Família e à Criança (PAFAC).

1990/1999, integrou a Equipa Clínica do Centro de Apoio Médico-Psico-Pedagógico, em Coimbra.

Desde 1990 mantém prática privada de Psicologia Clínica.

Experiência Docente

2000, leccionou na Universidade Luterana do Brasil, em Porto Alegre, nos cursos de Mestrado em Toxicodependência e Patologias Psicossociais e em Sociopsicologia da Saúde.

1997/2007, leccionou no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, nos Mestrados de Sociopsicologia da Saúde e de Toxicodependências e Patologias Psicossociais.

1996/2007, Professor Auxiliar Convidado da Universidade Internacional da Figueira da Foz, onde leccionou desde o ano lectivo de 2000/01, as disciplinas de Psicanálise e de Psicoterapias da licenciatura em Psicologia.

Sócio de: Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Centro de Estudos Psicanalíticos de Coimbra, Núcleo de Psicologia e Cirurgia de Obesidade da SPCODM, Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas, Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

Áreas de Interesse: Psicanálise, psicoterapias.