Psicologia - Andreia Serras

Andreia Serras

Certificação Profissional: Cédula Profissional N.º 3714 da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Especialista em Psicologia Educacional e em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira, pela Ordem dos Psicólogos Portugues.

Certificação Competências Pedagógicas: Certificado de Competências Pedagógicas N.º EDF 439854/2007 DN, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Formação Académica e Profissional

2009/2011 – Mestrado em Psicologia da Educação e Orientação, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

2006/2007 – Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, pelo Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra;

2002/2006 Licenciatura em Psicologia, área da Saúde, pela Universidade Lusíada de Lisboa;

Curso de Formação Profissional de Técnica de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, administrada pela Associação Nacional para a Qualificação, na Universidade de Psicologia de Coimbra.

Curso breve «Orientação Escolar e/ou Profissional e aconselhamento de carreiras».

Experiência Profissional

Desde 2017, integra a equipa da Psike desenvolvendo avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, ao nível das necessidades educativas especiais, orientação escolar e/ou profissional a crianças, jovens e adultos, aconselhamento de carreira a jovens e adultos, e processos de recrutamento e seleção de talentos.

Desde 2013, Técnica de Recursos Humanos e Animadora Socio Cultural na empresa Quinta de Outeiro – Lar para Idosos, Lda.

De 2008 a 2012, Profissional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no CNO ACIFF, Balanço de competências no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) na equipa do Centro Novas Oportunidades, construção do Plano de Desenvolvimento Pessoal do Adulto e realização de entrevistas e testes de orientação vocacional com vista à definição de um perfil chave para diversas ofertas educativas.

2006, Estágio Curricular na Escola EB, 2, 3 do Bairro Padre Cruz, na Pontinha, efetuando o acompanhamento a alunos com necessidades educativas especiais, promoção de Competências Pessoais e Sociais e orientação escolar e profissional a alunos do 9º e 12º ano.

Publicações:

Serras, A. (2012). A importância dos projetos de vida na qualificação para a integração social. Revista Paulista de Educação, Vol. 1, nº 1.

Áreas de Interesse:

Psicologia clínica, psicologia educacional, necessidades educativas especiais, orientação escolar e profissional, aconselhamento de jovens e adultos, recursos humanos e dinâmicas de grupos.