Areas de Intervenção

Dificuldades de Aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem são bastante frequentes em idade escolar, podendo a criança mostrar dificuldades em todas as áreas ou apenas na leitura, na escrita ou na matemática. Muitas vezes estas dificuldades surgem associadas a uma baixa auto – estima, desmotivação, ansiedade, problemas emocionais ou de comportamento e é importante compreender a interação entre os vários fatores, para proceder a uma intervenção adequada e eficaz.

Se sente que o seu filho tem dificuldade em aprender não aguarde que melhore por si só. Procure apoio especializado. Na Psike, iremos determinar a origem destas dificuldades, através de uma avaliação do desenvolvimento da criança ou adolescente nos diferentes domínios– cognitivo, emocional, comportamental, psicomotor ou da linguagem. De acordo com os resultados da avaliação, o seu filho poderá necessitar de Acompanhamento Psicológico ou Psicopedagógico, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional ou Psicomotricidade.

Como decorre a intervenção?

1) Intervenção direta com a criança: é implementado um programa individualizado de estimulação, que pode abranger um ou vários domínios, nomeadamente, o académico – escrita, leitura, matemática e métodos de estudo – o cognitivo – atenção, memória, raciocínio e linguagem – e o emocional – auto-estima, motivação e controlo da ansiedade. A criança melhora o seu desempenho académico, desenvolve a sua auto-estima e ganha uma maior confiança nas suas capacidades.

2) Aconselhamento parental: os pais são apoiados na compreensão e aceitação das dificuldades do seu filho e orientados na melhor maneira de lhe prestarem apoio, contribuindo para consolidação das competências que a criança adquire nas sessões individuais.

3) Articulação com a escola: a criança poderá necessitar de uma maior monitorização por parte do professor, adequações na sala de aula ou no seu plano educativo. O professor é um elemento fundamental na superação das dificuldades, por isso, o nosso trabalho é articulado com o do professor e a comunicação entre as partes é favorecida.

As dificuldades de aprendizagem têm solução.

 

O apoio especializado pode ajudar. Consulte um psicólogo. Na Psike